O Livro espírita

Em 25 de julho comemorou-se o Dia do Escritor.

É ele que dá vida aos livros. É ele que, por meio de palavras e páginas, nos leva a viajar através da imaginação. E quando se trata de um escritor espírita, ele também consola, alerta, esclarece, encoraja e retempera nossas forças.

A mensagem a seguir enaltece o livro espírita. Mas se lermos nas entrelinhas, é uma homenagem a quem os escreve.

Boa leitura! Boa reflexão! Escrever é a nossa missão!

O livro espírita

Cada livro edificante é porta libertadora.

O livro espírita, entretanto, emancipa a alma no fundamento da vida.

*

O livro científico livra da incultura. O livro espírita livra da crueldade para que os louros intelectuais não se desregrem na delinquência.

O livro filosófico livra do preconceito. O livro espírita livra da divagação delirante a fim de que a elucidação não se converta em palavras inúteis.

O livro piedoso livra do desespero. O livro espírita livra da superstição para que a fé não se abastarde em fanatismo.

O livro jurídico livra da injustiça. O livro espírita livra da parcialidade a fim de que o direito não se faça instrumento de opressão.

O livro técnico livra da insipiência. O livro espírita livra da vaidade para que a especialização não seja manejada em prejuízo dos outros.

O livro de agricultura livra do primitivismo. O livro espírita livra da ambição desvairada a fim de que o trabalho da gleba não se envileça.

O livro de regras sociais livra da rudeza de trato. O livro espírita livra da irresponsabilidade que, muitas vezes, transfigura o lar em atormentado reduto de sofrimento.

O livro de consolo livra da aflição. O livro espírita livra do êxtase inerte para que o reconforto não se acomode em preguiça.

O livro de informações livra do atraso. O livro espírita livra do tempo perdido a fim de que a hora vazia não nos arraste à queda em dívidas escabrosas.

*

Amparemos o livro respeitável, que é luz de hoje. No entanto, auxiliemos e divulguemos, quanto nos seja possível, o livro espírita, que é luz de hoje, amanhã e sempre.

O livro nobre livra da ignorância. Mas o livro espírita livra da ignorância e livra do mal.

Emmanuel

Mensagem recebida pelo médium Chico Xavier em reunião pública da Comunhão Espírita Cristã, Uberaba (MG), em 1963. Foi publicada na revista “Reformador” em abril do mesmo ano.

Volte para o Informativo Umep - Agosto 2017

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 por UMEP - União Municipal Espírita de Petrópolis.

Rua Casemiro de Abreu, 295 A, Centro, Petrópolis/RJ.

CEP 25615-002

 

 (24) 2242-5551